Tecnologia

União para acabar para sempre com as senhas

Há cerca de dez anos, um consórcio de empresas de tecnologia e segurança, agências governamentais, instituições financeiras e outros foi lançado com o objetivo de eliminar o uso de senhas em sites, aplicativos e dispositivos. Agora, o Fast IDentity Online (Fido) Alliance parece ter finalmente encontrado um meio para isso.

Em um novo relatório, o consórcio traz um conceito de como tornar a prática do “não uso de senhas” mais ampla.

E o que as pessoas vão usar no lugar de senhas? As opções são muitas: elas podem usar seus celulares, usando SMS ou sensores de proximidade, mas também scanners de impressão digital e íris, reconhecimento facial e de voz. Outras opções são chaves físicas, na forma de chaveiros USB.

O importante é acabar com a senha: é um recurso arcaico, facilmente burlável, e incômodo ao usuário.

Para termos uma ideia do quanto é expressivo o Fido, estamos falando de um consórcio abrangendo fabricantes de chips, como Intel e Qualcomm. Há também desenvolvedores de plataformas como Amazon e Meta (Facebook), instituições financeiras, como American Express, Bank of America, além dos três grandes desenvolvedores de sistemas operacionais comerciais: Google, Microsoft e Apple.

Andrew Shikiar, diretor executivo do consórcio, diz que a autenticação Fido tem que estar prontamente disponível para as pessoas: “As senhas fazem parte do DNA da própria web e estamos tentando suplantar isso. Não usar uma senha deve ser mais fácil do que usar uma senha”.

A autenticação sem senha já é uma realidade, mas ainda encontra dificuldades. Um padrão universal como o Fido pode se tornar disponível em todos os dispositivos do usuário, não importando a marca, e ser facilmente cambiada quando, por exemplo, alguém passa seu notebook ou celular para outra pessoa. Dessa forma, garantindo que você possa sobreviver à perda de um aparelho, pode se sincronizar em diferentes dispositivos.

Compartilhar

Nossos Clientes
Visa
Acciona
GM Chevrolet
DHL
PETROBRAS
Matec
Vale
MJS Construtora
Klabin
Ipiranga
Solví
Poupa tempo
Lukscolor
SHOPPING TOTAL BRÁS
GALERIA PAGÉ BRÁS
Shopping Tatuapé
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites
WhatsApp