Segurança

Quando sua gestão de controle de acesso deve ser atualizada

Quem trabalha com gestão de controle de acesso entende o quanto é preciso estar sempre atualizado. As ameaças se tornam cada vez mais complexas e a quantidade de pessoas circulando nos lugares só aumenta.

Então, esse é um assunto que precisa sempre ser revisto. Ou seja, as formas de controlar o acesso precisam ser cada vez melhores. As formas usadas no passado podem se tornar ineficientes com o passar do tempo, deixando os locais mais vulneráveis.

Além disso, não podemos deixar de lado que, em um local corporativo, é preciso ter um controle assertivo. Porém, ele deve ser sempre pensando para facilitar o acesso de funcionários e clientes às áreas desejadas.

Então, se você quiser entender se a sua gestão de controle de acesso precisa ser otimizada, acompanhe nosso artigo  até o final.

Como saber se a gestão de controle de acesso deve ser atualizada?

Existem alguns indicativos que você pode analisar para saber se é preciso atualizar a sua gestão de controle de acesso. Veja alguns a seguir.

Práticas ineficazes de portaria

Quem define as práticas que serão adotadas na portaria não são os porteiros, mas sim a gestão de controle de acesso. É preciso ter um sistema, um padrão a ser seguido por todos, para garantir que o local esteja sempre em proteção.

Devem ser levados em consideração diversos aspectos como:

Identificação dos os visitantes, prestadores de serviço e usuários (moradores e funcionários);

Ter o portão sempre fechado;

Instalação de formas de controle de acesso como catracas, portões duplos, portas com fechamento automático, leitura facial, entre outros;

Definir claramente quais são os procedimentos para liberação da entrada de pessoas e identificação dos carros da empresa ou do condomínio.

Essas são algumas práticas que precisam ser seguidas pela portaria, e que devem ser cuidadosamente esclarecidas para que o espaço nunca fique vulnerável. O problema em um desses aspectos pode significar que sua gestão de controle de acesso precisa ser atualizada.

Riscos e ameaças constantes

Fica bem claro que a gestão de controle de acesso precisa ser atualizada quando episódios de ameaças começam a acontecer com frequência. Afinal, evitá-los é a principal função de um bom sistema de controle. Quando há a incidência de tentativas de roubos, etc, e principalmente quando forem bem-sucedidas, é fundamental redobrar a segurança do local.

Dificuldade no gerenciamento dos sistemas

Quando estamos preocupados com a segurança do local, não podemos ter uma variedade enorme de dispositivos. O ideal é ter soluções simples que atendam a demanda do cliente, que é deixar o local seguro.

Ter muitos sistemas para gerenciar pode abrir brechas na segurança e aumentar a complexidade do controle de acesso.

Problemas de estrutura

Hoje existe uma preocupação muito maior – e justificável – com a segurança dos locais do que há alguns anos.

Então, podemos encontrar lugares construídos em uma época em que esse não era um tema muito importante. Assim, encontrarmos estruturas inadequadas, por exemplo, a ausência de guaritas,  muros baixos ou baixa visibilidade da portaria.

Por esse motivo, problemas na estrutura devem ser corrigidos para garantir a segurança de todos no ambiente, seja ele corporativo ou residencial.

Falta de mapeamento de riscos

Não apenas o local protegido precisa ser mapeado, mas também todo o entorno. A estrutura física deve ser necessariamente analisada para evitar que as falhas na segurança aconteçam. Se houver brechas, devem ser identificadas e corrigidas. Assim, as áreas mapeadas ficam mais protegidas contra ameaças.

Lugares com pouca iluminação ou perto de locais frequentados por grupos com comportamento de  risco são mais fáceis de serem invadidos. Até mesmo os redutores de velocidade em cruzamentos e acessos precisam ser considerados.

Então, se a sua gestão de controle de acesso não leva isso em consideração, certamente precisa ser atualizada.

Postura inadequada dos usuários

Todos os usuários precisam cumprir as regras para garantir um bom controle de acesso e a segurança de todos.

Quando isso é negligenciado, toda a estratégia montada para reduzir a vulnerabilidade do espaço fica comprometida. É de suma importância que todos sejam orientados e fiscalizados quanto ao cumprimento das normas de segurança.

Se todos não estiverem alinhados, algumas coisas graves em relação à segurança podem acontecer, por exemplo:Pedir para que entregadores se dirigiam até a unidade ou setor para entregar algo que poderia ter sido deitado na portaria;

Falta de cuidado ao olhar o movimento no entorno do local quando estiverem se deslocando para entrar ou sair;

Autorização de entrada de pessoas sem cumprir os procedimentos estabelecidos de identificação;

Deixar as chaves na portaria;

Liberação de visitantes que ainda nem chegaram ao local;

Falta de colaboração para medidas simples de identificação como baixar o vidro do carro para ser visto pelo segurança, entre outras;

Desrespeito a quem está levando à risca as normas de segurança.

Se isso acontece no local em que você mora, trabalha ou faz a gestão de controle de acesso, preste atenção. A gestão de controle de acesso precisa ser atualizada, e, em alguns casos, é fundamental estabelecer medidas punitivas.

É importante conscientizar os usuários do ambiente de que o alinhamento e comprometimento de todos é essencial à segurança.

Negligência tecnológica

Hoje em dia a tecnologia pode ser uma grande aliada para garantir a segurança do local. Muitas vezes, um sistema de vigilância por vídeo e controle de acesso pode ser exatamente o que o local necessita. Assim, pode-se ter um nível mais alto de segurança.

Então é preciso avaliar se você está usando as melhores tecnologias para isso. As ameaças estão sempre em evolução, mas a tecnologia também. A atualização não pode ser negligenciada quando pensamos em formas de fazer a gestão do controle de acesso.

Com a adoção da tecnologia adequada, o processo de gestão torna-se mais simples e a proteção muito mais eficaz. Ficar atento às tendências tecnológicas é uma ótima forma de otimizar o trabalho quando falamos sobre segurança patrimonial.

Compartilhar

Nossos Clientes
Visa
Acciona
GM Chevrolet
DHL
PETROBRAS
Matec
Vale
MJS Construtora
Klabin
Ipiranga
Solví
Poupa tempo
Lukscolor
SHOPPING TOTAL BRÁS
GALERIA PAGÉ BRÁS
Shopping Tatuapé
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites
WhatsApp