Você sabe o que é e como funciona o controle de acesso para indústrias? Então fique conosco neste artigo que vamos explicar no que esse sistema pode te ajudar.
O setor industrial é um dos que mais cresce anualmente no país. Devido ao seu grande valor para a economia, o governo incentiva as empresas privadas a investirem em inovação e tecnologia industrial.
Esse investimento em melhorias tecnológicas proporciona às empresas usufruírem de diversas vantagens. O controle de acesso é uma delas. Entre outras inovações estão ferramentas de automação, inteligência artificial, análise de Big Data, robótica avançada, internet das coisas. Tudo isso culmina em um funcionamento industrial muito mais eficaz e seguro.
Um sistema muito utilizado em diversos tipos de empresas, independentemente do porte, é o controle de acesso. Ele ajuda a controlar todo o fluxo interno de pessoal, que normalmente costuma ser intenso. Dessa forma, atua garantindo a segurança e restrição de acesso em áreas específicas.
O que é e como funciona o controle de acesso?
O controle de acesso nada mais é do que o uso de dispositivos ou métodos de identificação em pontos distintos. A finalidade é controlar a passagem de pessoas (colaboradores, convidados, prestadores de serviço) dentro e fora da estrutura da indústria.
O controle é feito através de pontos selecionados, limitando e/ou permitindo o acesso de pessoas com as devidas autorizações. Além disso, o sistema também permite identificar quem entrou e saiu das dependências da indústria de modo mais eficaz. Isso tudo garante a plena segurança do local.
Os modelos mais comuns para o controle de acesso são pontos eletrônicos, atendimento pessoal em portarias, portas, portões e cancelas. O registro e liberação de entrada e saída ocorrem através de biometria, crachás, reconhecimento facila, tags, cartões, senhas, liberação virtual e afins.
Os sistemas de controle eficientes possuem a capacidade de identificar e gerenciar cada ponto individualmente. Essa é uma das principais vantagens do controle de acesso para indústrias.