Segurança

Controle de acesso para centros logísticos

Os centros logísticos armazenam cargas de diversos valores, já que muitas empresas têm transferido seus estoques para esses locais. Por essa razão, se faz necessário implementar um excelente controle de acesso.

Geralmente são lugares que oferecem uma estrutura de segurança muito robusta. Nesse sentido, é fundamental que existam regras para tudo e todos que entram e saem do ambiente.

Visitantes, prestadores de serviços, veículos com cargas, enfim, é essencial ter tudo isso monitorado. Tal medida garante a segurança não apenas dos itens guardados, mas também dos funcionários dos centros.

Quer saber mais sobre isso? Então acompanhe nosso artigo até o final e confira todas as informações. Boa leitura!

O que é controle de acesso?

Em resumo, o controle de acesso é o gerenciamento de determinados ambientes. Acontece principalmente onde existe um fluxo elevado de pessoas, materiais e veículos ou onde são guardados bens de alto valor.

Podemos citar como exemplos os centros logísticos e outras empresas ou condomínios, indústrias, academias e instituições de ensino. Qualquer lugar que tenha um acesso restrito precisa de um controle.

Por isso, o principal objetivo dos sistemas de controle de acesso é impedir a entrada de pessoas não autorizadas. Esse recurso amplia a segurança e mantém a integridade de quem entra e sai do local.

A sensação de insegurança e as ameaças ao patrimônio das empresas continuam aumentando, como sabemos. Em virtude disso, o controle de acesso se tornou cada vez mais comum. Então, para atender essa demanda crescente, esses sistemas têm se tornado mais eficientes e modernos.

Qual é a importância do controle de acesso para os centros logísticos?

Antes de o produto chegar ao consumidor final, ele passa por algumas etapas na cadeia de distribuição. O centro logístico é parte essencial desse processo.

Por esse motivo, o controle de acesso nesse local é fundamental para evitar riscos a materiais e equipamentos armazenados. Isso pode causar grandes prejuízos para a empresa que contratou o serviço e para o próprio centro logístico.

Então é necessário implementar planos e procedimentos que identifiquem potenciais riscos. Um exemplo consiste em proibir que pessoas não autorizadas acessem certos ambientes. Um sistema de controle de acesso vai oferecer as respostas necessárias para evitar situações de emergência.

Por isso, o controle de acesso trabalha com prevenção para minimizar as consequências de incidentes por falta de segurança. Estas são algumas ameaças ao centro logístico, que podem ser evitadas ou reduzidas com o controle de acesso:

Riscos e ameaças a materiais, equipamentos e cargas.

Riscos operacionais – como fatores humanos, controle da segurança e outros cenários que possam afetar a proteção e o desempenho da organização.

Entrada de carga proibida e de pessoas não autorizadas.

Ameaça à continuidade das operações.

Dano ou roubo de cargas armazenadas.

Há certas medidas para efetuar a defesa desses locais, que vêm estocando um número cada vez maior de produtos:

Controle de acesso adequado nas entradas e saídas.

Monitoramento e proteção do perímetro da empresa.

Sistema de câmeras internas e externas.

Sistema de alarmes.

Por causa da alta demanda pelos centros logísticos, o controle de acesso se tornou uma ferramenta de destaque. Essa procura aumentou bastante por causa dos consumidores do setor de e-commerce. Afinal, tal público preza por comprar em empresas que oferecem prazos curtos para entregar as suas mercadorias.

Como contratar serviços de segurança em centros logísticos?

Certamente, o centro logístico é um local visado. Por isso, é fundamental contratar os serviços de segurança com uma empresa confiável. Ela deve ser moderna e entender plenamente as necessidades do centro.

É de suma importância contar com a tecnologia, além de profissionais qualificados, para defender esses locais. Ou seja, ao contratar serviços de segurança em centros logísticos, você não pode contar apenas com mão de obra especializada.

Para prevenir riscos e ameaças, é essencial dispor de uma solução completa. Aliás, o ideal é promover a integração dos diferentes locais do centro, ou seja, todas as áreas do espaço.

Algumas vantagens de que você pode usufruir ao contratar um serviço de segurança para seu centro logístico são estas:

Bloqueio de pessoas não autorizadas.

Áreas restritas dentro do centro logístico.

Local monitorado por câmeras ou por Circuito Fechado de TV.

Segurança dos funcionários.

Segurança do patrimônio das pessoas que contratam o centro logístico para armazenar suas mercadorias.

Controle de visitantes.

Controle de horário de trabalho dos funcionários.

Conclusão

Com a crescente expansão de centros logísticos de distribuição, veio também um aumento expressivo dos crimes contra esses patrimônios. Além disso, é perceptível o crescimento dos ataques contra a atividade de carga e descarga de grandes valores. Inclusive, os alvos mais visados são aqueles protegidos de forma inadequada.

Por esse motivo, é fundamental contar com o conhecimento de equipes especializadas em segurança para centros logísticos, como a World Tecnologia. Há anos realizamos um trabalho de proteção diferenciada, com soluções inovadoras e customizadas.

As soluções em controle de acesso da World Tecnologia atendem a todos os tipos de aplicações – desde um centro logístico com apenas uma entrada até uma grande empresa com múltiplos sites.

Somos uma empresa com foco na satisfação e no atendimento diferenciado ao cliente. Nossos produtos oferecem as funcionalidades mais completas e avançadas, porém sempre associadas ao custo competitivo para cada situação.

Disponibilizamos equipamentos modernos, prezando pelo emprego de uma grande linha de hardwares e pela modularidade das licenças dos softwares para controle de acesso.

Destacamos também que, aqui na World Tecnologia, mesmo em situações de queda da rede ou do servidor, a segurança é mantida. Isto é, independe de carregamento prévio de listas negras e brancas para que o seu centro logístico permaneça realmente protegido.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre como proteger o seu centro logístico? Então clique aqui e conheça as nossas soluções.

Compartilhar

Nossos Clientes
Visa
Acciona
GM Chevrolet
DHL
PETROBRAS
Matec
Vale
MJS Construtora
Klabin
Ipiranga
Solví
Poupa tempo
Lukscolor
SHOPPING TOTAL BRÁS
GALERIA PAGÉ BRÁS
Shopping Tatuapé
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites
WhatsApp